“TRÉGUA” DE JOSÉ VALENTE E ORQUESTRA FILARMÓNICA GAFANHENSE EM DOCUMENTÁRIO

 

“TRÉGUA” DE JOSÉ VALENTE E ORQUESTRA FILARMÓNICA GAFANHENSE EM DOCUMENTÁRIO





Está disponível online o documentário que eterniza todo o processo de criação e de gravação de “Trégua”, longa-duração que assinala o diálogo do inovador violetista José Valente com a Orquestra Filarmónica Gafanhense, dirigida pelo prestigiado saxofonista e maestro Henrique Portovedo. O álbum deu origem à primeira obra de sempre composta para viola d’arco e orquestra de sopros, e a um dos lançamentos discográficos mais singulares de 2021.


Registado em Julho desse mesmo ano pela lente do realizador Pedro Zimann, durante a residência artística de José Valente no espaço do projeto cultural 23 Milhas, em Ílhavo, o filme desvenda ao pormenor a combinação entre a subtileza da música erudita e a essência tradicional e popular que caracterizam a música de banda filarmónica. Uma aproximação de mundos imprevisível, numa iniciativa que o compositor considera “verdadeiramente política”, e cujos bastidores, agora visualmente revelados, sublinham.

Em Novembro de 2023, para comemorar os dois anos da edição de “Trégua” e o 187.º aniversário da Orquestra Filarmónica Gafanhense, é tempo de conhecer as dinâmicas deste encontro inédito e da produção de um disco marcante na carreira de José Valente e muito elogiado pela crítica especializada.

 

📸 Nélson D’Aires

Populares

Imagem

Sobre a Black Dress

Imagem

Press kit