"Trégua" na Imprensa

"Trégua", o disco do músico José Valente com a Orquestra Filarmónica Gafanhense, com produção da Black Dress, está a conquistar a mais variada imprensa. Conhece neste artigo os principais destaques!


foto: João Roldão



ENTREVISTAS

Horas Extraordinárias, RTP2


José Valente foi entrevistado para o programa "Horas Extraordinárias", o programa da RTP2 dedicado às artes e cultura. Assista à entrevista na íntegra aqui.




José Valente em entrevista no programa "Império dos Sentidos", da Antena 2, a partir 1:34:55. Ouve aqui.



José Valente em entrevista para a Weekend - Jornal de Negócios



"Já em Trégua, a reflexão incidiu sobre o restabelecimento. A partir de uma variante muito sedutora: o riso. A festa, a gargalhada, a boa disposição, além de essenciais para o restabelecimento, para o nosso bem estar, são instrumentos de subversão." (José Valente, A Forma do Jazz)
> Susana Santos Silva
Leia a entrevista na íntegra aqui.


José Valente em entrevista no Coffee Break. Ouça aqui.



José Valente em entrevista na Look Mag



"Então, eis que surge Trégua: um conjunto de peças que se posicionam entre os dois contextos anunciados, mas que oferecem um possível restabelecimento. Uma hipótese de resposta perante a adversidade, através da gargalhada. Uma alternativa ao cárcere imposto pelo quotidiano através de graçolas, convívios inesperados, de extroversões felizes." (José Valente, Revista Rua)

Leia a entrevista na íntegra aqui


CRÍTICAS



Trégua é disco do ano para o Santos da Casa

O mítico programa "Santos da Casa", da Rádio Universidade de Coimbra, considerou Trégua um dos discos do ano 2021. 





""Trégua", obra conceptual em que se identifica uma multiplicidade de referências filosóficas, literárias e musicais, é uma junção de contextos distintos e distantes que promove, inevitavelmente, a busca por uma nova posição estética e consequentemente pela criação de um novo conhecimento artístico cultural." (Sara Quaresma Capitão, Mutante)

Leia a crítica aqui.



"Muito terreno é percorrido pelas sete peças, desde a exuberância e exotismo de "A birra do Gaspar" ao recolhimento, ainda assim febril, de "Naquele instante o galo cantou: Introdução", em que a viola d'arco é deixada a sós. Na articulação entre reflexos da música popular portuguesa e os rigores da composição contemporânea, há momentos que trazem Joly Braga Santos e Fernando Lopes-Graça à conversa sonora. Com espaço para o improviso." (Jorge Manuel Lopes, Jornal de Notícias)

Leia a crítica aqui.



"Trégua é um disco melodicamente mais aberto, mas que não deixa de se desconstruir com elementos jazzísticos ou ferramentas da música erudita José Valente é um não alinhado que descobriu um caminho original para a sua música." (Jornal de Letras, Artes e Ideias)


BREVES


Destaque no Folha de Sala, na RTP2


Destaque no programa Coreto da Antena 2.

Destaque na Arte Sonora


Destaque na Comunidade Cultura e Arte


Destaque na Revista Visão



Destaque Correio da Manhã, na Revista Boa Onda





Destaque na Revista Caras




BLACK DRESS
agenciamento, booking & produção cultural

Website
YouTube
Facebook
Instagram
Email
Copyright © 2022 | Black Dress | All rights reserved
 



Populares

Imagem

Sobre a Black Dress

Imagem

Press kit