Candidatura à DGArtes

Passo a passo para preparar uma candidatura à DGArtes

Num mundo onde a Cultura desempenha um papel fundamental na sociedade, os artistas e produtores culturais precisam, muitas vezes, de apoio financeiro para dar vida aos seus projetos. Uma das principais fontes desse apoio em Portugal é o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes). 



Obter apoio público do Ministério da Cultura, através da DGArtes, pode ser um passo transformador para artistas, produtores e associações culturais. No entanto, a preparação de uma candidatura vencedora exige planeamento. 

Com o robustecimento do tecido artístico no nosso país, o número de projetos submetidos aos concurso da DGArtes tem crescido muito (o que é um ótimo sinal). Por isso, a competição é elevada e uma candidatura com potencial vencedor requer dedicação e atenção aos detalhes. 

Uma preparação atempada pode ser a chave para realizares uma candidatura bem sucedida. Neste artigo, vamos ajudar-te a aumentar as tuas chances de sucesso. 




Passo 1: Identificação do apoio adequado

O primeiro passo deverá ser a consulta da Declaração Anual da DGArtes para conhecer os programas e domínios de apoio previstos em cada ano.
Cada programa tem requisitos, objetivos e dotações orçamentais específicos. Certifica-te de que o teu projeto está alinhado com as metas do programa de financiamento a que pretendes concorrer.


Passo 2: Desenvolvimento do projeto

Um dos aspetos determinantes para obteres apoio da DGArtes é a qualidade e valor artístico do teu projeto, seja através da originalidade do conceito ou pela qualidade da equipa artística envolvida.
Antes de começares a preencher formulários e documentos, é essencial que tenhas uma compreensão clara do teu projeto e de todas as suas fases. Desenvolve uma descrição sólida que explique o propósito, pertinência e importância cultural do projeto que te permita perceber as necessidades a nível de recursos humanos, técnicos e logísticos. 


Passo 3: Parcerias

Estabelece atempadamente as parcerias necessárias para a concretização do projeto para, quando os formulários abrirem, ser mais fácil conseguires as cartas de apoio necessárias.
Contacta e convida os profissionais que queres envolver nas equipas.


Passo 4: Preparação da documentação

Reúne atempadamente as informações que irás necessitar para a elaboração da candidatura, como biografias dos elementos da equipa artística e técnica, planos de trabalho e orçamentos de serviços. 
Prepara um modelo base para as cartas de apoio.
Certifica-te de que tudo esteja organizado e atualizado numa pasta, para não perderes informação.
Faz o registo atempado no Balcão das Artes, através do site da DGArtes, para preencheres com calma todos os dados que te são solicitados.


Passo 5: Orçamento e financiamento

Prepara um esboço de orçamento que inclua todas as receitas e despesas associadas ao teu projeto. Assim irás perceber mais facilmente qual o montante que necessitarás que seja assegurado pela DGArtes e consegues posicionar-te num dos patamares de apoio.
Considera e procura outras fontes de financiamento, monetárias ou em espécie, como patrocínios, parcerias, bilheteiras e vendas, para fortalecer a sustentabilidade financeira do projeto.


Passo 6: Informa-te

Consulta toda a informação disponibilizada pela DGArtes que servirá de suporte à elaboração da candidatura: avisos de abertura, manual do candidato e legislação aplicável aos apoios. 
Durante o processo de elaboração da candidatura poderás sempre contactar a DGArtes por telefone e/ou email para retirar dúvidas.


Passo 7: Elaboração da candidatura

Organiza uma lista de tarefas, que deverás manter sempre atualizada, de modo a perceber o que já foi feito, o que falta fazer e em que ponto está o progresso do trabalho. 
Utiliza uma linguagem formal nos textos e apresenta as ideias de forma clara e objetiva. Não te esqueças que quem está do outro lado não conhece o teu projeto e não podes correr o risco de a confundir. Tudo deve fazer sentido. 
Apresenta formas de cálculo percetíveis para não seres prejudicado por falta de transparência.


Passo 8: Revisão e consultoria

Pede a colegas, amigos ou consultores especializados para reverem a tua candidatura. Uma segunda opinião pode revelar áreas que necessitam de aprimoramento e melhorias. 




Este guia passo a passo serve apenas como um ponto de partida, mas lembra-te de que cada projeto é único e as necessidades podem variar. 

Se procuras apoio personalizado e especializado, a nossa produtora está à disposição para te ajudar através dos serviços de elaboração de candidaturas, consultoria ou mentoria. 

Contacta-nos: geral@blackdress.pt.



*imagens livres de direitos de autor

Populares

Imagem

Sobre a Black Dress

Imagem

Press kit